James Green
Brasil 247 posted a photo:
James Naylor Green (1951- ) é um historiador especializado em estudos latino-americanos, brasilianista e ativista dos direitos LGBT norte-americano.
Nascido de uma família quaker, Green participou de protestos em Washington contra a Guerra do Vietnã nos Estados Unidos e contra a tortura de presos políticos no Brasil – motivo que o fez interessar-se pelo país, onde permaneceu entre os anos de 1976 e 1982, trabalhando como professor de inglês. Nesse período ajudou a organizar o movimento de defesa dos direitos homossexuais.
De volta aos Estados Unidos, tornou-se professor da Universidade do Estado da Califórnia e, posteriormente, da Universidade Brown, em Rhode Island, onde passou a lecionar História da América Latina, herdando a cátedra de Thomas Skidmore. Foi também presidente da Associação de Estudos Brasileiros, que reúne pesquisadores americanos e brasileiros.
É especialista em estudos da homocultura brasileira, tendo escrito vários artigos e livros sobre o assunto. O mais conhecido – Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX – recebeu três prêmios: o Hubert Herring, do Conselho de Estudos Latino-Americanos na Costa do Pacífico (1999); de Literatura Lambda, da Fundação Paul Monette-Roger Horwitz (2000), e o Prêmio Literário de Cidadania em Respeito à Diversidade, em São Paulo (2001).
Mais recentemente, Green esteve à frente do manifesto que alertou a comunidade acadêmica internacional sobre a quebra da ordem democrática e o crescimento da onda conservadora no Brasil.
You Might Like