136__MG_1330_PHZ
Núcleo Pedagógico – DER Miracatu posted a photo:
Orientação Técnica
Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual:
Desafios para a escola contemporânea
11 de agosto de 2016
Com o objetivo de promover o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero a Secretaria da Educação desenvolve ações e metas para garantir a execução de políticas de justiça social e enfrentamento a práticas discriminatórias nos ambientes educacionais.
A equipe técnica de educação para a diversidade sexual e de gênero discute formações para os servidores, orienta sensibilizações da comunidade escolar dentro da temática e acompanha as escolas auxiliando na articulação de práticas e materiais pedagógicos que ampliem o diálogo e desestimulem fatores de exclusão social.
O Currículo do Estado de São Paulo é uma das ferramentas que o educador possui para trabalhar a diversidade sexual e de gênero na sala de aula. As temáticas perpassam o conteúdo aplicado no Ensino Fundamental e Ensino Médio em forma de discussões que abordam o conhecimento do corpo, as relações de gênero e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Objetivos do encontro:
•Promover o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero e desenvolver ações e metas para garantir a execução de políticas de justiça social e enfrentamento a práticas discriminatórias nos ambientes educacionais;
•Estabelecer uma reflexão crítica e problematizadora, reconhecer e superar preconceitos aos adolescentes, jovens e adultos da comunidade LGBT, comumente excluídos e discriminados no espaço público.
Palestrantes:
Thiago Teixeira Sabatine
Núcleo de Inclusão Educacional
CGEB / Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Doutorando em Antropologia Social (USP)
Cassio Rodrigo
Jornalista, formado pela PUC-SP, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de São Paulo – Secretaria da Justiça e da Defesa da cidadania.
Thiago Minamisawa
É formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Produtor executivo e roteirista.
É um dos organizadores do projeto AMAR – Coletânea de Livres Infantis sobre diversidade sexual e identidade de gênero com a proposta de refletir sobre o amor, a diversidade e a liberdade por meio da literatura e da pintura. O projeto abordou em quatro livros o universo LGBT – uma obra para cada letra. SAFO a letra L, EU a letra G, NONADA a letra B e EXISTO a letra T.
Acesso ao material e bibliografia:
goo.gl/E2L4V1
Diretoria de Ensino Região de Miracatu
Itariri – Pedro de Toledo – Miracatu – Juquiá – Iguape – Ilha Comprida
Fotografia: Paulo Henrique Zioli
You Might Like